sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Aluno só poderá optar por 3 cursos no Enem

09/10/2009 - Decisão foi anunciada ontem pelo MEC em razão do adiamento da prova; antes estudante podia escolher até 5 opções

O ministério promete devolver o valor da taxa de inscrição, de R$ 35, para quem desistiu do exame devido à mudança de data

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os candidatos a vagas em instituições públicas que serão selecionados apenas pelo Enem deverão ter três opções de curso, e não mais cinco. A mudança deverá ser feita por causa do vazamento da prova do Enem na semana passada, que foi cancelada e remarcada para 5 e 6 de dezembro. As opções serão reduzidas para acelerar o processo de seleção dos alunos, segundo o MEC.

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, espera que a maior parte das vagas seja preenchida já na primeira escolha. Ainda de acordo com ela, o atraso na realização da prova não deverá comprometer o início do ano letivo - o resultado dos exames, segundo ela, sairá até o dia 5 de fevereiro e a matrícula, no final do mês.

Estão em jogo nesse sistema cerca de 45 mil vagas para universidades e institutos tecnológicos federais, além da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e da escola de formação do IBGE.

Ao começar a reformulação do Enem, no primeiro semestre, o MEC havia projetado um sistema pelo qual o aluno pudesse se candidatar a até cinco cursos de cinco universidades diferentes no ato da inscrição. Posteriormente, o ministério decidiu mudar o sistema. O aluno, ao se inscrever, optaria por apenas um curso. Se não fosse selecionado, se inscreveria de novo, processo que ocorreria até cinco vezes.

Notas
Diferentemente dos anos anteriores, em que a nota das questões de múltipla escolha saía antes da média da redação, desta vez o ministério afirma que vai contratar mais corretores para que a nota da redação saia ao mesmo tempo.

No caso do Prouni, programa de bolsas que também utiliza o Enem para selecionar os beneficiados, o MEC estuda mudar o procedimento de matrícula para evitar que o ano letivo atrase. Hoje, antes de começar a frequentar a instituição, o aluno precisa demonstrar que cumpre os requisitos, como o teto de renda familiar de até três salários mínimos. Para os cursos que começam em 2010, o MEC estuda exigir apenas uma declaração do estudante afirmando que se encaixa nos critérios, para só depois ter de comprovar a sua condição.

Taxa
O Ministério da Educação promete devolver o valor da taxa de inscrição, de R$ 35, para quem desistiu do exame devido ao adiamento. Para isso, o candidato deve enviar uma carta para SRTVS quadra 701, bloco M, Edifício Sede do Inep, Brasília DF, CEP 70340-909.

Segundo o ministério, a data e a forma de devolução do dinheiro só serão divulgadas depois do exame.

Alunos do Ensino Médio de Pinheiros visitam Univen


Vislumbrando uma futura carreira acadêmica de qualidade, 62 alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Nossa Senhora de Lourdes, de Pinheiros visitaram no dia 1º de setembro as instalações da Univen, em Nova Venécia.


Na sede da Faculdade ficaram encantados com a estrutura física do local. Em seguida à visita, os alunos participaram de uma palestra, dirigida pela professora Elsemara, com o tema “Construindo meu projeto de vida pessoal e profissional”.


Além disso, os estudantes foram informados pelo Coordenador Comercial, Jonas Calimam, sobre o Vestibular 2010 Univen/Unisam.


Novos encontros entre representantes da Univen e alunos do Ensino Médio acontecerão nos dias 21 de setembro, com visitas dos alunos de São Gabriel; 24, de Mantena; 27 de outubro, de Nova Venécia novamente e de Barra de São Francisco, no dia 03 de novembro.


As palestras e visitas fazem parte do projeto “Um Dia Universitário”, desenvolvido pela Univen com o intuito de que os alunos do 3º ano do Ensino Médio tenham a oportunidade de conhecer a instituição, o ambiente universitário e ainda desfrutarem de uma palestra profissional.

Prova será nos dias 5 e 6 de dezembro e Polícia Federal vai acompanhar

07/10/2009 - As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já têm nova data: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 6, após reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. No encontro entre os ministros, ficou definida a participação da Força Nacional e da Polícia Federal em todas as etapas da logística da prova.

“A Polícia Federal vai acompanhar todo o processo, desde a saída da prova do cofre do Inep até a distribuição das provas, que deverá ser feita pelos correios”, disse Haddad. Caso seja acertada a participação dos correios na logística do Enem, a distribuição do material impresso será feito por meio de uma operação especial, “cercada de garantias para que as provas cheguem aos destinos corretamente”, nas palavras do ministro.

A partir de agora, a equipe do setor de inteligência da Polícia Federal vai elaborar os detalhes do monitoramento de cada etapa da logística do Enem. “O exame é um ícone nacional e o desafio do Estado é zelar para que o instrumento seja aplicado de maneira adequada”, enfatizou Haddad.

O ministro ressaltou que a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC tem mantido contato com as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro, para que entrem em consenso sobre nova data. Entre as universidades federais que aplicariam vestibular nesses dias e já confirmaram adequação à nova data estão a de Juiz de Fora, de Santa Catarina e a Universidade de Brasília.

Ainda nesta terça-feira haverá uma reunião entre representantes do Ministério da Educação, do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e da Fundação Cesgranrio, que vão aplicar a prova, para definir detalhes de correção e divulgação do resultado do exame.


Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 08:52 hs.

Univen em parceria com o Rotary na Ação Social Humanitária

O Rotary Clube de Nova Venécia, entidade dedicada ao servir voluntário e que vem prestando serviços em favor das entidades filantrópicas de Nova Venécia, realizará no dia 24 de outubro, a partir da 8 horas, o Projeto Primeira Ação Social Humanitária. O evento acontece na Univen , que é parceira do Rotary na Ação.

As demais parcerias são com o Lions Clube, Loja Maçônica Marcos Daher, Loja Maçônica Orly Scárdua, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Sine (Secretaria de Ação Social).

Serão disponibilizados vários serviços para a população, como: emissão da carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento, aferição da pressão arterial e níveis de glicose no sangue, assistência jurídica, consultas dermatológicas e oftalmológicas, e sendo necessário, o paciente já sairá com encaminhamento e guia de internação para possível cirurgia em hospital de Vitória.

88% dos estudantes se consideram satisfeitos com a instituição particular em que estudam

30/09/2009 - Pesquisa inédita revela que tradição, qualidade de ensino e corpo docente de gabarito fazem a diferença nas instituições de ensino superior particulares. Para 31% dos alunos esses atributos são importantes. Para 28% da população em geral também. Já para 75% das autoridades esses itens fazem realmente a diferença. E para 44% da mídia são quesitos imprescindíveis. O levantamento apontou também que 88% dos estudantes se consideram satisfeitos com a instituição particular em que estudam. O levantamento foi realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

Desenvolvido pela CDN Estudos e Pesquisa, o levantamento, denominado I2R – Índice de Imagem e Reputação, envolveu 1.682 pessoas, de dez regiões do estado de São Paulo entre alunos, ex-alunos, professores, pais de alunos e de ex-alunos, gestores, funcionários administrativos, população do entorno, autoridades municipais e mídia.

Segundo Cristina Panella, diretora da CDN e coordenadora da pesquisa, baixos índices revelados pelo levantamento a respeito de determinado indicador não significam necessariamente uma crítica, mas uma falha na comunicação das IES com os seus públicos de interesse. “A informação tem uma enorme força para modificar a imagem dos públicos com relação à atuação do ensino superior privado. É preciso arejar a percepção desses públicos, principalmente a mídia, com os novos dados que o segmento produz”, recomenda a especialista.


Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 11:27 hs.