quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Inscrições abertas para o Programa Nossa Bolsa

Estão abertas, a partir desta terça-feira (3), as inscrições para estudantes interessados em participar do Programa Nossa Bolsa.

Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site www.nossabolsa.es.gov.br, até o dia 3 de dezembro. Ao todo, estão sendo oferecidas 1.505 vagas.

O candidato terá opção de escolher 46 cursos oferecidos nas 28 faculdades particulares, situadas em 15 municípios do Espírito Santo.

Os critérios para o candidato participar do Nossa Bolsa são: ter renda per capita familiar de até três salários mínimos; ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas do Estado; ter obtido bom desempenho representado por média geral igual ou superior a seis, no 3º ano do Ensino Médio, comprovado por meio de histórico escolar; não ter sido desligado anteriormente do Nossa Bolsa devido ao descumprimento das exigências mínimas ou por fraude; não possuir diploma de graduação, e se estiver matriculado em outro curso de ensino superior, efetuar o cancelamento da matrícula antes do início das aulas como bolsista; não ser bolsista de outro programa e nem possuir financiamento estudantil; residir no Espírito Santo e comprovar a insuficiência de recursos financeiros por meio dos documentos listados no edital disponibilizado também no site.

Antes de se inscrever, o estudante deverá ter em mãos o número de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O candidato deverá escolher o local, o curso e a instituição de ensino superior, dentre as constantes do anexo I do Edital Nossa Bolsa nº 10/2009. Antes de se inscrever é importante que o candidato confira o número de inscrição do Enem. E a previsão é que o resultado dos candidatos aprovados com nota objetiva do Enem 2009 seja divulgado a partir do dia 15 de janeiro de 2010.

Implantado há quatro anos, o Nossa Bolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), e busca apoiar financeiramente estudantes de ensino superior que tenham cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública do Espírito Santo.

Ciências Contábeis promoveu aula prática no Laboratório de Informática

Inserido no projeto Aula Prática no Laboratório de Informática, as turmas de Ciências Contábeis da Univen participaram de mais uma etapa do programa, desta vez com o tema “Informática na Pesquisa na Área de Ciências Contábeis”.

O público alvo foi o Segundo Período e teve como professora responsável, Josete Pertel, na disciplina Metodologia da Pesquisa. O objetivo foi o de apresentar e discutir a importância da utilização do programa Excel na área do curso de contábeis; a elaboração de planilhas e fichas para registros de atividades relacionados à área do curso; a elaboração de gráficos no Programa Excel como ferramenta importante para auxiliar na representação de dados coletados e facilitar a visualização das informações; instruções na elaboração de gráficos para o trabalho de conclusão do curso e apresentar e discutir a importância da utilização do programa Excel para a realização das operações de subtração, soma, divisão, multiplicação e cálculo de média e porcentagem.

“Diante dos avanços na área da pesquisa torna-se importante a utilização de ferramentas da área de informática. Assim, o emprego da informática é ferramenta fundamental para organização da coleta de dados em forma de tabelas, organização dos dados em forma de gráficos ou tabelas, facilitando a avaliação das atividades e elaboração de relatórios”, lembra a professora Josete.

Os tecnólogos e o mercado, por Nadi Helena Presser*

03/11/2009 - Os cursos superiores de tecnologia constituem a etapa de ensino superior do sistema de educação profissional brasileiro ,e, assim como os bacharelados e licenciaturas, conferem diplomas de graduação, possibilitando a continuidade dos estudos em especialização (lato sensu) e pós-graduação (stricto sensu). Na lógica da educação profissional e tecnológica, a vocação dos cursos superiores de tecnologia é atender demandas específicas do mercado de trabalho. A ênfase nos processos de ensino-aprendizagem desses cursos passa a recair sobre a tecnologia. Assim, a matriz curricular dos cursos estabelece quais capacidades tecnológicas serão desenvolvidas no profissional e quais os conhecimentos necessários para dominar essas tecnologias.

Trata-se de cursos que têm um tempo de duração menor porque não são genéricos, pelo contrário, focam em uma área específica, como logística, processos gerenciais, gestão de recursos humanos, entre outros. Isso, entretanto, não significa que são cursos superficiais ou puramente técnicos. Partindo do próprio conceito de tecnologia, os cursos abordam o conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas derivados da ciência e da experiência prática, necessário à produção e comercialização de bens e serviços.

Um outro aspecto refere-se à atualização permanente da estrutura curricular, uma exigência do mundo contemporâneo para acompanhamento das demandas sociais e das exigências do trabalho, considerando o processo de globalização e suas decorrências no campo da educação. O tecnólogo é um profissional com formação específica, apto a compreender, usar e aplicar tecnologias. Faz a interface entre o bacharel e o técnico, pois utiliza o conhecimento científico e tecnológico para resolver problemas postos pela prática. E por essas razões tem sido destaque no mercado de trabalho.

Fonte: Diário Catarinense - SC